Agachamento livre ou smith?

16 de agosto de 2019

 

Você já deve ter se perguntado, agachar livre ou agachar no Smith Machine (Agachamento guiado).

Mas antes, uma outra pergunta, de onde você vem e onde você quer chegar?

 

De onde vem, porque certamente você começou em algum momento a treinar com pesos, e se seguiu por bons caminhos você está evoluindo dia após dia e como todos, anseia em realizar exercícios mais complexos como aparentemente é o Agachamento livre. Mas o que é realmente melhor quando consideramos que para cada ação muscular temos uma gama enorme de exercícios com muitas variações.

 

Em um estudo, os autores decidiram verificar através do uso de eletromiografia o exercício de agachamentos usando o Smith Machine e pesos livres com o objetivo de determinar qual deles mais ativa os motores principais dos membros inferiores e os estabilizadores tanto de membros inferiores quanto do tronco.

 

Seis participantes saudáveis ​​realizaram 1 série de 8 repetições (com carga determinada por teste de repetições máximas) para cada um dos agachamentos de peso livre e Agachamento guiado no Smith Machine em ordem aleatória com um mínimo de 3 dias entre as sessões. Durante as execuções a atividade eletromiográfica (EMG) foi verificada nos músculos tibial anterior, gastrocnêmio, vasto medial, vasto lateral, bíceps femoral, eretor espinhal lombar e reto abdominal de forma simultânea.

 

“média de todos os músculos durante o agachamento com peso livre que foi 43% maior quando comparado ao agachamento Smith Machine”

 

A atividade eletromiográfica foi significativamente maior em 34, 26 e 49 no gastrocnêmio, bíceps femoral e vasto medial, respectivamente, durante o agachamento com peso livre comparado com o agachamento da máquina (p, 0,05). Não houve diferenças significativas entre peso livre e agachamento no Smith Machine para qualquer um dos outros músculos; no entanto, a EMG calculou a média de todos os músculos durante o agachamento com peso livre que foi 43% maior quando comparado ao agachamento Smith Machine (p <0,05).

 

O agachamento com peso livre parece ser mais benéfico do que o agachamento com Smith Machine para indivíduos que procuram fortalecer os flexores plantares, flexores e extensores do joelho. Cabe salientar que devemos ter um olhar mais amplo quando falamos da periodização do treinamento para entendermos quando e porque introduzimos cada um deles. Mais ainda, o entendimento da biomecânica de ambas as possibilidades, peso livre e Smith Machine, nos dá margem para aplicarmos ambos de “n” formas visando diferentes tipos de ativação muscular.

 

 

doi:10.1519/jsc.0b013e3181b1b181                                                                        Prof. Emerson Luis Moreira CREF 021738/G/SP


emerson moreira

emerson moreira

  • Educador físico com mais de 25 anos de experiência com atividades físicas
  • Especialista em biomecânica, treinamento, bioquímica, fisiologia do exercício e nutrição desportiva
  • Desenvolvo atividades com grupos especiais de idosos, crianças e adolescentes
  • Assessoria de treinamento online
  • Personal training presencial