Exercício e temperatura corporal

2 de agosto de 2019

Olá, você já notou que toda pessoa quando começa a treinar, na maioria das academias, as primeiras coisas que lhes são pedidas são: alongue-se e faça de dez a vinte minutos de esteira para aquecer. E esta parece ser a parte mais chata deste desafio que é entrar em forma e o que as pessoas querem de fato é ir direto ao ponto e assim depois de um tempo, quando o professor não tem mais tanta atenção, o que geralmente acontece é que isto fica perdido, se já não está desde o primeiro dia de aula. Perdido porque não há sentido em fazer algo no qual não se vê sentido.

 

Mas então, por que você precisa aquecer antes de iniciar seu treino?

 

Entenda de maneira simples que eles são usados como uma preparação para o que está por vir.  Seja onde for, na esteira ou em qualquer outro equipamento, aquecer é visto como uma atividade que aumenta a temperatura corporal e isso de fato tem seu efeito sobre o desempenho muscular, aumentando o fluxo sanguíneo e assim ofertando mais nutrientes aos músculos para a produção de energia, tendo então efeitos sobre as estruturas contráteis.

 

A temperatura tem também efeitos sobre as ações enzimáticas dentro do músculo (elas dão o “inicio” para as reações no organismo) e assim os estímulos que acontecem durante e após um exercício dependem da ativação enzimática que é dependente da temperatura. O aumento da atividade enzimática no metabolismo do músculo aumenta a eficiência da contração muscular.

 

A temperatura também tem seu efeito na estrutura musculotendínea e sua elevação aumenta a elasticidade do colágeno nos componentes elásticos, aumentando a extensibilidade da unidade musculotendínea, deixando-a mais maleável, flexível, que, por sua vez aumenta a produção de força.

 

Estudos demonstram que a diminuição da temperatura afeta a concentração de glicogênio intracelular, o que consequentemente afeta a potência muscular. Em resumo, escolha sua melhor forma para aumentar a temperatura corporal e otimizar os efeitos do seu treinamento e lembre-se que este aquecimento de início de treino não é seu treino “cardio”, ele pouquíssimo contribui com seu gasto calórico para ter efeito de emagrecimento.

 

(Nordin, M. e Frankel, V.. Biomecânica Basica do Sistema Musculoesquelético.\ Marzzoco, A. e Torres, B. B.. Bioquímica Basica)


emerson moreira

emerson moreira

  • Educador físico com mais de 25 anos de experiência com atividades físicas
  • Especialista em biomecânica, treinamento, bioquímica, fisiologia do exercício e nutrição desportiva
  • Desenvolvo atividades com grupos especiais de idosos, crianças e adolescentes
  • Assessoria de treinamento online
  • Personal training presencial