Exercício físico e hipertensão arterial

24 de julho de 2019

Você sofre de Hipertensão arterial?

Estudos mostram que o exercício físico tem sido recomendado para o tratamento da hipertensão arterial. A prática de exercícios regulares é vista como uma forma não farmacológica no tratamento da hipertensão e seus resultados agudos e crônicos podem influenciar o comportamento da pressão arterial, portanto é considerado um método eficiente para seu controle a redução dos níveis elevados.

O exercício aeróbio reflete um efeito hipotensor pós-exercício, ou seja, diminuindo sua pressão em uma única sessão, com um efeito que dura aproximadamente 24 horas. Isto ocorre por causa da diminuição do débito cardíaco em hipertensos idosos, no entanto em hipertensos jovens, ocorre por causa da redução da resistência vascular periférica o que, de forma simples, podemos entender que o sistema cardiovascular se beneficia do exercício porque se torna mais forte e mais eficiente.
Portanto, não há dúvidas quanto aos efeitos benéficos do exercício físico praticado regularmente sobre a pressão arterial, porém, este treinamento deve ser de baixa intensidade e longa duração, ou seja, aquele realizado em torno de 50-55% do consumo máximo de oxigênio.

Se você é hipertenso, ou possui alguma outra patologia, não se acomode. Não devemos ficar inativos, devemos tornar nosso organismo mais forte para enfrentar o problema de saúde, mas faça isso com orientação de um profissional adequado.

Quer mais informações? Continue me acompanhando, toda semana uma nova matéria para você!


emerson moreira

emerson moreira

  • Educador físico com mais de 25 anos de experiência com atividades físicas
  • Especialista em biomecânica, treinamento, bioquímica, fisiologia do exercício e nutrição desportiva
  • Desenvolvo atividades com grupos especiais de idosos, crianças e adolescentes
  • Assessoria de treinamento online
  • Personal training presencial