PILATES, a Contrologia de Joseph

19 de maio de 2020

 

O Pilates foi desenvolvido por Joseph Pilates e inicialmente ele chamou este sistema de treinamento de Contrologia que visava fortalecer a mente e o corpo pois acreditava que ambos estavam inter-relacionados.

 

Segundo o próprio Joseph, o método foi desenvolvido a partir de suasmuitas práticas físicas na juventude.

 

Ele desenvolveu uma série de aparelhos projetados para acelerar nosprocessos de alongamento, fortalecimento, alinhamento do corpo.

 

Esses aparelhos são conhecidos como Reformer, Cadillac, Wunda Chair, Barrel. Outros aparelhos auxiliares foram desenvolvidos ao longo do tempo.

 

Seu método tornou-se conhecido através de seus primeiros alunos que também incluíram e adaptaram outras formas ao sistema, o que deu origem ao Pilates Moderno, que atualmente mostra grande variedade.

 

Mas muitos ainda preferem o que se conhece como O Pilates Clássico, como o próprio Joseph ensinou.

 

A metodologia de ensino do Pilates baseia-se em seis princípios originais, concentração, controle, centro, fluxo, precisão e respiração.

 

Respiração

 

Pilates viu grande importância em ofertar maior quantidade de oxigênio ao corpo. Para ele isso era purificador e revigorante. Nos exercícios de Pilates, o praticante expira com o esforço e inspira no retorno.

 

Concentração

 

Pilates exige um foco intenso. A maneira como os exercícios são feitos é mais importante que os próprios exercícios.

 

Controle

 

Como citado, Contrologia era o nome inicial do método. Assim a idéia é que todos os exercícios fossem realizados com controle dos músculos, assim controlando os movimentos do corpo como um todo e do aparelho utilizados

 

Centro (Centrar)

 

O centro é o ponto focal do método Pilates, conhecido por muitos como a caixa de força, que abrange o abdômen, parte inferior e superior das costas, quadris, nádegas e parte interna das coxas.

 

Fluxo

 

O Pilates visa uma economia de movimento elegante, criando fluxo través do uso de transições apropriadas.

Assim se alcança a precisão fazendo com que os exercícios fluam um dentro do outro, a fim de aumentar a força e a resistência.

 

Precisão

 

O foco no Pilates está em realizar o movimento na sua melhor forma, o que tende a transferir um estado postural mais adequado na vida cotidiana.

 

Se há muitas outras vertentes do Pilates atualmente é uma verdade, porém ele também é visto como uma alternativa para treinamento para pessoas que não gostam de atividades como musculação.

 

Mais ainda, o Pilates é usado por vários grupos visando a reabilitação, ou ainda a manutenção da força e flexibilidade para as atividades diárias

 

Assim ele é bastante aplicado nas clínicas de reabilitação com o foco de reabilitar pacientes que sofreram algum tipo de lesão.

 

Outro grupo bastante importante é o grupo da melhor idade

que encontra no Pilates uma atividade que se adequa a eles em vários aspectos como um serviço mais personalizado, um ambiente mais calmo, sem os barulhos de uma sala de musculação.

 

Vale lembrar que, como qualquer atividade física, o Pilates precisa de constância, de adequação, periodização dos treinamentos para proporcionar os resultados esperados.

 

Então não pense que se você treinar Pilates uma vez por semana você terá resultados significativos.

 

Pratique Pilates de 2 a 3 vezes na semana e combine com atividades como caminhada, se você estiver em condições é claro.

E para você que decidiu mudar seus caminhos e praticar Pilates ou qualquer outro tipo de atividade física, lembre-se que toda atividade deve ser bem orientada, então procure por profissionais capacitados.

 

Se seu caso é a melhora de força, flexibilidade, postura para as atividades cotidianas busque por um educador físico pois ele possui ferramentas para controlar as mudanças fisiológicas necessárias.

 

Se você se encontra com alguma patologia como hérnias de disco, dores nos ombros de diversas causas, etc,  então o mais adequado é buscar um fisioterapeuta que melhor entende dos processos para sua recuperação.

 

O corpo é uma máquina complexa que requer muitos anos de estudo para podermos lidar.

 

 

Professor Esp. Emerson Luis Moreira CREF 021738/G/SP

 
 

emerson moreira

emerson moreira

  • Educador físico com mais de 25 anos de experiência com atividades físicas
  • Especialista em biomecânica, treinamento, bioquímica, fisiologia do exercício e nutrição desportiva
  • Desenvolvo atividades com grupos especiais de idosos, crianças e adolescentes
  • Assessoria de treinamento online
  • Personal training presencial